Técnico em Logística – EAD

 

Unidade de Oferta:
Antônio Bezerra, Messejana,
Pecém e Siqueira
Modalidade: EAD
Carga Horária: 1000 h/a
0800 006 1717
[email protected]
ApresentaçãoObjetivosGrade CurricularPerfil Profissional

O Curso Técnico em Logística EAD da UniAteneu, visa desenvolver conceitos técnicos abrangentes na área de gestão e habilitar o profissional a atuar proativamente em projetos físicos e lógicos, preparar pessoas capazes de participar de equipes de profissionais indispensáveis no mundo atual, caracterizado pela crescente busca por conhecimento e novas tecnologias e pela intensa conectividade.

O curso nasce focado nas características do mercado e da sociedade deste novo milênio. Atualidade marcada pelas frequentes mudanças impostas pelas inovações tecnológicas, pela globalização, pela escassez dos recursos naturais, pelo aperfeiçoamento dos meios de comunicação e, também, por consumidores mais exigentes. O efeito nas organizações é devastador, provocando a necessidade de se adequar rapidamente as imposições do mercado ou sucumbir.

A logística responde por considerável parcela do PIB mundial. O grande desafio está em melhorar a infraestrutura e a integração entre as empresas, de modo a reduzir custos, atender à demanda crescente e diversificada, e oferecer melhores produtos e serviços nos mercados globais, o que aumentará a eficiência das economias e o nível de competitividade.

Formar profissionais de logística implica prepará-los para usar, de forma eficiente e eficaz, os recursos da empresa e do relacionamento com seus clientes e fornecedores, a fim de otimizar a geração de valor da cadeia logística. Esse processo resulta do aprimoramento do fluxo de produtos e informações e da redução de capital de giro ou maximização do retorno sobre os investimentos.

Objetivo Geral

O objetivo desse curso é o de formar profissionais em Logística com capacidade de aprender permanentemente, com raciocínio lógico que lhes permita a compreensão e resolução de problemas, com a percepção da necessidade do trabalho em equipe.

Além disso, pretende-se capacitar os alunos a mobilizar e articular com pertinência conhecimentos e habilidades em níveis crescentes de complexidade, na sua área específica de atuação.

Enfim, o Instituto Ateneu deve preparar pessoas capazes de participar de equipes de profissionais indispensáveis no mundo atual, caracterizado pela crescente busca por conhecimento e novas tecnologias e pela intensa conectividade.

Objetivos Específicos

O Técnico em Logística atua em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio, em qualquer ponto da cadeia logística e das funções correspondentes, desde o relacionamento com os fornecedores, passando pelos processos de logística de entrada, operações, saída, pós-venda e reversa, com visão de gestão integrada do processo, de modo a otimizar custos e nível de serviço.

O Técnico em Logística, desta forma, deverá ser capaz de atuar em movimentação, transporte, armazenamento e informática, visando atender de forma adequada as políticas de distribuição inerentes à cada atividade empresarial.

MODULO I
Logística Estratégica e Movimentação de Materiais
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (h/a)
Gestão da Cadeia de Suprimentos 100
Segurança do Trabalho 60
Logística de Armazenagem 60
Saneamento Ambiental 60
Empreendedorismo 60
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais 60
TOTAL DO MÓDULO 400
MODULO II
Suprimentos e Distribuição
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (h/a)
Gestão de Pessoas 60
Estatística Aplicada 60
Logística de Transportes 100
Gestão Portuária 60
Escrita Fiscal e Legislação Tributária 60
Gestão de Compra e Negociação 60
TOTAL DO MODULO 400
Distribuição da Carga Horária
CARGA HORÁRIA GERAL HORAS
Unidades de Estudo 800
Estágio Supervisionado 200
TOTAL GERAL 1000

Ao concluir o Curso Técnico em Logística da UniAteneu, o profissional deverá apresentar um conjunto de competências que o habilitarão a desempenhar as suas atividades na área, sendo esperado desses profissionais que sejam capazes de:

  • Propor e analisar soluções empresariais, identificando oportunidades para criar novas estruturas de trabalho ou empreendimentos, gerando valor para a organização em que trabalha ou para seu próprio negócio e a sociedade;
  • Operacionalizar processos de aquisição e administração de materiais e dar suporte às decisões quanto à seleção de fornecedores, compra de materiais locais ou internacionais, tendo em vista a qualidade, a redução de custos e a disponibilidade desses insumos;
  • Gerir e/ou operacionalizar processos de armazenagem, movimentação e separação de materiais/insumos ou produtos, considerando conhecimentos pertinentes e habilidades no uso de sistemas de informação, para reduzir custos operacionais, aumentar a velocidade dos processos e a confiabilidade dos estoques;
  • Planejar, acompanhar e controlar a produção, aplicando conceitos e princípios relacionados aos processos produtivos, de modo a atender às necessidades da demanda e aos padrões de qualidade, observando aspectos de eficiência;
  • Gerir e/ou operacionalizar processos de distribuição de produtos, com base na administração dos estoques, sua localização e planejamento de transporte, de modo a atender aos pedidos dos clientes dentro da melhor relação possível do nível de serviço e de custos;
  • Gerir e/ou operacionalizar transportes, com base em conhecimentos e habilidades sobre modais, roteirização, gestão de riscos, composição de custos de frete e de negociação, para otimizar custos de transporte e nível de serviço ao cliente, tendo em vista a competitividade do negócio;
  • Planejar e executar ações integradas de logística, marketing e vendas, mobilizando e articulando conceitos, habilidades e atitudes próprias desses segmentos, buscando alternativas que permitam conciliar a demanda, nível de serviço e os recursos da empresa ou suas eventuais restrições;
  • Gerir a logística reversa da pós-venda e/ou pós-consumo, considerando aspectos de gestão logística, de modo a agregar valor ao produto e ao serviço, com redução de custos e impactos ambientais.