TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

Unidade de Oferta:
Antônio Bezerra, Messejana,
Pecém e Siqueira
Modalidade: Flexível e EAD
Carga Horária: 1000 h/a
0800 006 1717
[email protected]
ApresentaçãoObjetivosGrade CurricularPerfil Profissional

O Curso Técnico em Secretaria Escolar da UniAteneu vem atender às necessidades da formação de mão de obra por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando o profissional, através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

A formação profissional é fortemente impactada pelas transformações no âmbito do setor produtivo e de serviços e, assim como as outras áreas, o setor de Desenvolvimento Educacional e Social não foge a esta regra e tem sido demandado a formar profissionais cada vez mais capacitados diante das fortes demandas do mercado. Ainda que o número de cursos técnicos nessa área tenha sido ampliado, acompanhando o processo de expansão dos cursos profissionalizantes em todo o país, a ampliação da oferta ainda é uma necessidade, demanda na qual os Cursos Técnicos UniAteneu pretende interferir.

Objetivo Geral

Atender as demandas regionais por profissionais de nível técnico em Secretaria Escolar que sejam capazes de desenvolver atividades ou funções típicas da área, segundo os padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho do técnico, observando as normas de segurança e higiene do trabalho.

Objetivos Específicos

O curso técnico em secretariado Escolar, está montado em uma matriz curricular, onde capacita o aluno a desenvolver com excelência a profissão empreendida. Podemos salientar alguns itens importantes para a formação do profissional em secretariado escolar:

  • Na disciplina de EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, são enfatizados temas atuais como:
    Saber relacionar-se profissionalmente, valorizando a iniciativa e criatividade.
    Valorizar os diferentes aspectos do trabalho humano nas organizações. Esses pontos mencionados, são de altíssima importância no mercado de trabalho.
  • No decorrer do curso, o futuro secretário escolar, será capacitado a desenvolver registro e controles dos processos da secretaria escolar;
  • Propiciar a formação de profissionais éticos, cujas habilidades sejam utilizadas para a promoção do desenvolvimento social;
  • Desenvolver no aluno as capacitações técnicas, teóricas, humanas e tecnológicas para aplicar os princípios do Secretariado em vários setores econômicas, aliando as ferramentas existentes hoje no mercado às técnicas gestoras de relacionamentos com pessoas.
MODULO I
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Educação para o Trabalho 60
Informática Aplicada 60
Práticas Pedagógicas e Tecnologias 100
Sistematização de Informação 60
Português Instrumental 60
Introdução a Administração 60
Total 400
MODULO II
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Desenvolvimento de Projetos 60
Planejamento Gestão e Legislação Escolar 100
Psicologia Social e Comunitária 60
Bibliotecas no Ambiente escolar 60
Saúde e segurança do Trabalho 60
Pesquisa Operacional 60
TOTAL 400
MODULO III
DSICPLINAS CARGA HORÁRIA
Vida Escolar 60
Registro e Controles 100
Leitura e Produção de Textos 60
Atendimento ao Público 60
Empreendedorismo 60
Trabalho e Sociedade 60
TOTAL 400
ESTÁGIO SUPERVIONADO 300
TOTAL 1500

Ao concluir o Curso Técnico em Secretaria Escolar da UniAteneu, o profissional deverá apresentar um conjunto de competências que o habilitarão a desempenhar as suas atividades na área, sendo esperado desses profissionais que sejam capazes de:

  • Colabora com a gestão escolar, atuando na organização de registros escolares;
  • Operacionaliza processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registros do histórico escolar dos estudantes;
  • Controla e organiza os arquivos com registros da vida acadêmica, processos de registro de conclusão de cursos;
  • Registra em atas as sessões e atividades acadêmicas específicas;
  • Organização e manutenção dos arquivos de secretaria;
  • Classificação, registro e distribuição da correspondência;
  • Redação e datilografia de correspondência ou documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro;
  • Execução de serviços típicos de escolar, tais como Secretaria, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.