Técnico em Serviços Jurídicos

Unidade de Oferta:
Antônio Bezerra, Messejana
Pecém, Siqueira e Bezerra de Menezes
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 800 h/a
0800 006 1717
[email protected]
ApresentaçãoObjetivosGrade CurricularPerfil Profissional

O TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS é um profissional habilitado a entender e trabalhar nas rotinas de um departamento jurídico ou de um escritório de advocacia, e para os profissionais que atuam em diversos setores do judiciário.

O profissional técnico na área jurídica será aquele a dar suporte técnico-administrativo a advogados e auditores jurídicos, pois está preparado para realizar pesquisas de cunho técnico solicitadas por estes profissionais para melhor adequação de teses profissionais e rotinas processuais.

Certo é que o TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS não se confunde com o estagiário de Direito, que se encontra em estado de aprendizado técnico-pedagógico sob a orientação de um profissional da área do Direito, sendo que o TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS será o profissional que atuará diretamente na rotina do escritório de advocacia e nas demais organizações que dispõem de um setor ou departamento jurídico.

Objetivo Geral

Formar profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho e na sociedade, em consonância com as necessidades do mundo atual, sobretudo com conhecimentos na área jurídica.

Objetivos Específicos

  • Atuar em escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, de recursos humanos e em departamentos administrativos, executando serviços de apoio técnico-administrativo e de suporte;
  • Gerenciar e arquivar processos e documentos técnicos;
  • · Interpretar recursos e ações judiciais;
  • Analisar e interpretar legislação e determinações judiciais relativas a processo civil e processo penal;
  • Cumprir as determinações legais e judiciais;
  • Executar serviços de auditoria jurídica;
  • Lavrar autos, autuar processos e proceder registros;
  • Expedir mandados, traslados, cartas precatórias e certidões;
  • Prestar atendimento ao público;
  • Cuidar da integridade física dos autos e demais documentos, guardando segredos de justiça quando determinado.
MÓDULO I – BASE JURÍDICA
Introdução ao Estudo do Direito 40h/a
Teoria Geral do Processo 40h/a
Técnicas de Atendimento e Rotinas de Trabalho 40h/a
Noções de Direito Constitucional 40h/a
Noções de Informática 40h/a
Português e Técnicas de Redação 80h/a
Noções de Direito Civil e Penal 80h/a
Fundamentos da Matemática Financeira 40h/a
TOTAL 400h/a
MÓDULO II – VISÃO HOLÍSTICA DO DIREITO
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (h/a)
Noções de Direito Administrativo 40h/a
Noções de Direito Empresarial e Tributário 80h/a
Noções de Direito do Trabalho e Prática Trabalhista 80h/a
Relações Humanas 40h/a
Noções de Economia 40h/a
Prática de Processo Civil e Penal 80h/a
Noções de Direito Previdenciário 40h/a
TOTAL 400h/a

O TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS é o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público. Profissional com visão sistêmica do seu papel no que se refere ao meio ambiente, à saúde e segurança na sociedade.

O mercado de trabalho do TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS é bastante vasto, indo desde empresas privadas, onde pode trabalhar em departamentos jurídicos, departamento de recursos humanos, departamento financeiro e contábil, assim como em escritórios de advocacia e escritórios de auditoria jurídica e Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC); até o setor público, onde pode atuar nos departamentos administrativos que necessitem de assistentes com conhecimento jurídico, assim como em cartórios extrajudiciais e judiciais e tribunais arbitrais.

O profissional formado pelo Instituto Ateneu tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável, colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.